Bon Vivant Cultura

Temperaturas mais quentes estimulam novas experiências com café

Bonblend apresenta receita exclusiva de mignon suíno com café e bebida gelada para acompanhar

O aumento das temperaturas traz novas oportunidades gustativas aos apaixonados por café. É que além do tradicional cafezinho, os grãos ou a bebida podem ser utilizados numa série de receitas que vão de coquetéis – quentes e frios – a pratos mais elaborados (doces ou salgados).

De acordo com o diretor comercial da CCG Representações, Carlo Costa Gallinea – empresa com sede em Curitiba-PR e responsável pela expansão comercial da marca Bonblend Cafés Especiais no Sul e em outros estados do Brasil – é importante observar a qualidade e a procedência do produto na hora de elaborar as receitas. “Cafés especiais costumam seguir um padrão e um cuidado diferenciados que têm relação direta com o sabor e o aroma desprendidos no preparo do produto”, explica.

Um dos produtos da linha, o Bonblend Premium, por exemplo, engloba blends com grãos padronizados, 100% arábicas, o que proporciona um café suave, naturalmente doce com notas cítricas, acidez equilibrada e torra média. O outro, o Bonblend Superior, também conta com grãos padronizados, 100% arábicas – o que traz um café equilibrado com corpo e doçura presentes, e torra média

Já a versão Bonblend Clássico traz um café torrado em duas opções: grãos 100% arábicas ou moído para filtro. O sabor é suave, sem amargor e a torra é média. A opção Bonblend tradicional – que também pode ser usada na gastronomia – traz café torrado e moído para filtro, com blend predominante de espécie arábica, resultando numa bebida encorpada, com aroma e sabor intenso e vigoroso que se destaca mesmo combinado ao leite.

“Outro cuidado da Bonblend – que garante o sucesso da marca e a diferencia dos cafés comuns – é o olhar sensível na produção e uma seleção qualificada dos grãos, controle da origem do produto in natura, certificado de qualidade e maior proximidade com os cafeicultores. E tudo isso aparece na hora do preparo da bebida – pura, ou processada em uma receita”, enfatiza.

Aguce o paladar

Para aqueles que desejam experimentar novos sabores com café, a Bonblend Cafés Especiais separou duas receitas exclusivas para o período. O prato principal é uma criação do chef Angel Gabriel Jaimes Carvajal, da Especiaria Eventos e Gastronomia, em Curitiba. Para acompanhar, um Bonblend gelado com inspiração Suíça para dias mais quentes:

Mignon Suíno com Bonblend e acompanhamentos

Ingredientes

Carne
  • 1 quilo mignon suíno (peça)
  • 200g cebola em tiras finas (plumas)
  • 150g de manteiga
  • 10g demi glacê de carne (pode ser substituído por 1 colher de sobremesa de amido de milho e ½ caldo de carne)
  • 150ml de Bonblend forte
  • Sal e pimenta a gosto
Purê
  • 1 quilo de batata Monalisa
  • 200ml de creme de leite
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Sal e pimenta a gosto
Farofa
  • 300g de pinhão
  • 50g de cebola picada
  • 250g de farofa tradicional pronta
  • 1 rama de tomilho

Modo de preparo

Mignon: limpe o mignon suíno e coloque para marinar por 3h com 150 ml de café Bonblend, sal e pimenta. Após as 3 horas, retire o mignon da marinada e reserve. Salteie a cebola na manteiga até ficar levemente dourada, adicione o líquido da marinada com o demi glacê e deixe reduzir em fogo baixo. Sele o mignon à parte, numa frigideira com ranhuras ou chapa bem quente pelos quatro lados, dando-lhe o término desejado de cocção.

Purê: cozinhe a batata (sem casca e picada) até ficar macia. Amasse até obter um purê e adicione o creme de leite, o sal, a pimenta, a noz-moscada e um pouco do líquido da cocção. Obtenha uma textura cremosa para servir.

Farofa: torre os pinhões com casca na chapa ou frigideira. Descasque e fatie em lâminas. Leve as lâminas à frigideira para tostar e reserve. Em outra frigideira, refogue a cebola na manteiga, incorpore o pinhão, a farofa e mexa por mais 2 minutos. Desligue e adicione o tomilho sem o talo para perfumar.

Na hora de servir, adicione alguns grãos de café na montagem.

Rende 4 porções.         

Bonblend Suíço gelado

Ingredientes

  • 1 xícara de café Bonblend pronto (escolha o seu preferido – Premium, Superior, Clássico ou Tradicional)
  • 1/3 de uma barra de chocolate de 130g
  • Uma pitada de canela
  • Chantilly

Modo de Preparo

Deixe o café esfriar. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. Em um copo adicione com cuidado o café, o chocolate e a canela. Adicione cubos de gelo e, se quiser incrementar, decore com Chantilly.

Rende 1 porção