Educação Novidades

Transformação da Educação e o papel do gestor educacional serão temas de congresso em Curitiba

Em 8 de junho, encontro promovido pela Moderna, reunirá grandes nomes da educação e da literatura como Mozart Neves Ramos, Pedro Bandeira, Antônio Góis, além de apresentação de Lars Grael

A Moderna, a Fundação Santillana e o Moderna Compartilha, pertencentes ao grupo Santillana, um dos principais grupos de Educação do país, promoverão no dia 8 de junho, sábado, das 8h30 às 13h, um encontro com o tema “Como se reinventar para fazer uma educação transformadora”. O Congresso Educação Moderna será realizado no Bourbon Curitiba Hotel e contará com participação de grandes nomes ligados à Educação: Mozart Neves Ramos, Pedro Bandeira, Antônio Góis, além de palestra inspiradora com a história de superação do esportista Lars Grael.

Os convidados falarão sobre os desafios para repensar a Educação, sob o olhar da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das tecnologias digitais a serviço da aprendizagem e da própria transformação do mundo do trabalho.

No primeiro painel, Mozart Neves Ramos falará sobre a BNCC e o trabalho com competências. Mozart é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e professor da UFPE desde 1977. Foi Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidente-executivo do Todos Pela Educação (2007-2010). Trabalha ativamente nas áreas de Políticas Públicas da Educação e no Estudo de Estrutura de Moléculas. É autor de livros sobre educação e já foi eleito como uma das cem pessoas mais influentes do Brasil em 2008, pela revista Época.

Na sequência, o jornalista Antônio Góis entrevistará dois gestores escolares para abordar os desafios do gestor contemporâneo. Góis trabalha na cobertura da Educação há 25 anos, e atualmente é colunista do jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN. É autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo.

O terceiro a se apresentar é o escritor Pedro Bandeira, um dos principais nomes da literatura infantil e infanto-juvenil do Brasil. Com o tema “o empoderamento pela leitura”, o escritor irá abordar as formas pelas quais a atividade pode impulsionar a vida dos jovens, e é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Autor de mais de 50 livros com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, Pedro tem no currículo alguns dos mais importantes prêmios da literatura brasileira, como o Jabuti e o APCA. Entre suas obras mais conhecidas, estão “A Droga da Obediência” e “O Fantástico Mistério de Feiurinha”.

As lições de disciplina, força de vontade, planejamento e garra do velejador Lars Grael dão o tom do encerramento do evento. O esportista compartilhará com os convidados sua trajetória na vida e no esporte, marcada pela superação. Em sua palestra, Grael conta como enfrentou a luta pela vida, a aceitação de sua nova condição, a maneira como se reinventou para alcançar seus objetivos.

Congresso Educação Moderna será realizado no Bourbon Curitiba Hotel, Rua Cândido Lopes 102 – Centro, Curitiba – PR. O evento é destinado a diretores e coordenadores de escolas e Secretarias de Educação.