Educação Mundo Empresarial

UP e IBEF-PR oferecem programa educacional para executivos de finanças com foco em finanças corporativas

Alunos terão a oportunidade de estar em contato com referências do mercado. Estudos mostram que formação do executivo de finanças no Brasil ainda é incompleta

Conhecimento, gestão estratégica e liderança são tópicos fundamentais quando o assunto é a sobrevivência de qualquer negócio. Especialistas em carreira orientam que para ser um bom CFO (Chief Financial Officer) é preciso aliar domínio da prática financeira do dia a dia com a utilização de instrumentos avançados de finanças na condução dos negócios. Para gestores financeiros são habilidades de destaque no mercado, já que muitas empresas enfrentam dificuldade para encontrar um profissional da área financeira que reúna todos esses requisitos.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR), Claudio Lubascher, o CFO deve ser um elo estratégico no crescimento e desenvolvimento da companhia. “Ele deve ser o braço direito do CEO, ajudando na alavancagem do negócio”, explica Lubascher. De acordo com o presidente do IBEF-PR, a formação completa de um CFO deve incluir experiência acadêmica com práticas específicas da área de finanças, aliadas ao conhecimento do negócio e do mercado.

Ciente do seu papel no desenvolvimento de novas lideranças no setor financeiro, o IBEF-PR oferece um programa educacional em parceria com a Universidade Positivo (UP). O coordenador do curso, Adriano Bazzo, explica que a formação busca cobrir uma lacuna existente na formação do executivo de finanças no Brasil. “O curso é resultado de vários anos de estudos para entender o que faltava na formação de um bom CFO. Pesquisamos com mais de 100 CEOs para avaliarmos a realidade do Brasil e o que existe fora do país. Com isso, criamos um programa capaz de formar um CFO não só para as questões técnicas, mas também desenvolver pensamento estratégico e uma visão ampla sobre o negócio. ”

Para Simone Tramujas, gerente de controladoria no Grupo Implus, o programa auxiliou no desenvolvimento da sua carreira. “Consegui colocar em prática muitos dos conteúdos abordados. O curso contou com uma grade completa e de muita relevância para uma posição estratégica na qual desempenho nas organizações. O networking foi fundamental para construção de uma rede de contatos com profissionais da área. Tive oportunidade de fazer um upgrade profissional e atualmente sou gerente de controladoria corporativa”, destaca.

O Programa CFO UP IBEF é um programa de 180 horas, que combina a exposição teórica com a prática experimentada. A próxima turma está prevista para começar no dia 27 de abril. Associados e patrocinadores de gestão do IBEF-PR tem 10% de desconto no curso e alunos da UP tem 30% de abatimento. Mais informações e inscrições em www.up.edu.br/cfo