Karol Estima fusca azul
Karol Estima Mundo Pet Últimas

Vamos falar sobre Metodologias de treino?

E porque raios eu publiquei uma foto de um Fusca Azul? Calma, você já vai entender.

Hoje estava lendo o post de uma amiga de uma amiga no mural dessa amiga (não é pra entender mesmo rs), e a amiga da minha amiga falou que tem um cão que, quando senta no colo da avó, não deixa ninguém se aproximar, rosna e morde quem for mais atrevido. Eles estão “resolvendo a situação” jogando um jato de água na cara do cachorro cada vez que ele rosna pra quem se aproxima. Ou seja, eles estão punindo o comportamento que não consideram adequado.

Agora vem o que eu expliquei a ela:

Imagina a brincadeira do fusca azul, aquela que a gente vê um fusca azul e leva um tapão….. Final do dia a gente agradece que não é a brincadeira do Ford Prateado (um carro que tem mais do que bunda na rua), né, porque ninguém merece ficar levando tapão o dia todo!

Agora, imagina se a gente invertesse a brincadeira e a cada fusca azul no caminho a gente recebesse 100 reais…. Ia sair de casa com binóculo procurando fusca azul, certo?!

Agora, pensa no sentimento em cada uma dessas situações: na primeira, ódio de fusca azul, na segunda, amor incondicional pelo carro! E não só isso:  tem também a ansiedade ao sair de casa pelo medo de encontrar o bólido azul no caminho, na versão original da brincadeira.

E agora, por fim, transfere isso tudo pra um cachorro que leva um spray de água na cara cada vez que alguém se aproxima da pessoa que ele tanto ama…. PIOR: o spray vem da própria pessoa que ele ama. Olha a associação “fusca azul = tapa” que o cachorro tá fazendo!!!!!

E se, ao invés disso, a gente se antecipasse ao comportamento que consideramos inadequado e, antes do rosnado, o cachorro recebesse um petisco por uma pessoa se aproximar, mesmo que seja a dez passos de distância…. E com o tempo ele vai fazer associação positiva e vocês poderão ir diminuindo essa distância até conseguir sentar do lado da vó, com o cachorro no colo todo feliz porque vocês estão se aproximando dela.

Consegue entender a diferença entre as duas metodologias?! É o que estávamos falando (eu e a amiga) de antecipar o comportamento e recompensar ao invés de esperar o comportamento não desejável acontecer e então punir! A longo prazo a punição só trará mais aversão pelo estímulo (pessoa se aproximando).

Pense qual associação seu cão quer fazer com vocês, se preferem que ele odeie o fusca azul ou o ame de paixão….. E você pode chamar o Fusca Azul do que você quiser: outro cachorro, crianças, motos, ônibus, pessoas durante o passeio, e assim por diante…..

metodologias de treino

AGORA, TOMEM CUIDADO! Em nenhum momento aqui eu falei que você deve sair treinando seu cachorro sozinho e dando petisco adoidado pra ele até ele resolver parar de rosnar! NÃO! O timing quando se treina agressividade é MUITO MUITO MUITO importante, ou seja, a presença de um BOM profissional que entenda de fato e saiba trabalhar com a Metodologia do Reforço Positivo é FUNDAMENTAL numa situação dessa! E lembrem sempre do que eu digo: se alguém disser pra você que reforço positivo não funciona, troque de treinador!

Beijos e até semana que vem!

 

Karol Estima, Relações Públicas, Bióloga e proprietária do Estima Adestramento.

 

No Portal Believe News, Karol assina coluna com textos a respeito do Mundo Pet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *