Mundo Pet Últimas

Virbac promove evento internacional de capacitação de veterinários para tratamento da leishmaniose

Com o mote “Existe vida após a leishmaniose”, a Virbac, fabricante do único medicamento capaz de conter o avanço da Leishmaniose Visceral Canina, realiza o I Virbac Leish Internacional. O evento contará com a presença dos veterinários Laia Solano Gallego (Espanha) e Francisco Ferraz (Portugal) que vão trazer suas expertises para falar sobre essa doença que tem cerca de três mil novos casos registrados por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Na Europa, o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina é realizado há mais de 10 anos com diversas possibilidades de terapias. No Brasil, isso é recente: há cerca de um ano e meio, os ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovaram a comercialização de um medicamento produzido pela Virbac. Até então, os pets eram levados à eutanásia.

Os especialistas europeus, junto com veterinários brasileiros Fábio Nogueira, Márcio Moreira e Romeika Reis, vão apresentar e discutir os estudos mais recentes sobre a doença, fazer comparativos entre os casos registrados no Brasil e na Europa e as formas de tratamento. O objetivo é promover um intercâmbio de experiências e informações sobre a Leishmaniose, que tem o cachorro como seu principal reservatório. O animal infectado pode transmitir Leishmaniose a humanos, uma doença que pode levar à morte em até 90% dos casos.

O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de julho, no Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR) e deverá reunir cerca de 250 pessoas de todo o Brasil.