Armindo Ferreira Tecnologia e Games Últimas

Você fala com a sua casa e ela responde para você, por Armindo Ferreira

Terminou recentemente em Las Vegas a CES – Consumer Electronic Show- principal evento mundial do setor de eletrônicos e também uma vitrine do que veremos nos próximos anos nas nossas casas.

Saem de cena as SmarTV´s e entram as IA TV´s aparelhos com tecnologia de inteligência artificial embarcada e que podem responder por comando de voz. Assim é possível acessar os compromissos, ver um vídeo na internet ou acionar o interfone numa simples troca de palavras. O comando de voz não é novo é bom que se diga, mas também nunca funcionou direito e nunca se popularizou. Agora parece que a coisa vai.

Graças a uma câmera conectada na geladeira podemos até ver direito do sofá se há cerveja e petiscos suficientes. Aliás até do supermercado será possível fazer isso. Você quer ver se há um determinado produto, pega seu celular e em tempo real vê o interior da sua geladeira na palma da mão.

Por falar nesses refrigeradores, eles também estão inteligentes. Dá pra também acessar agenda, acionar luzes e irrigadores e até chamar um Uber.

Ela pode ainda ditar receitas em voz alta e se conectar sozinha com o forno indicando a melhor temperatura de aquecimento da receita. Enquanto as máquinas se conversam você aproveita para terminar de ouvir o passo-a-passo do modo de preparo.

A tecnologia por trás disso tudo

Por trás de todas essas comodidades, gigantes da tecnologia brigam pela preferência das fabricantes de eletrônicos e também do consumidor.

Nessa corrida de robôs a Alexa parece ter uma vantagem. A assistente digital criada pela Amazon já consegue controlar até lâmpadas por comando de voz e apareceu em vários outros dispositivos na CES.

Mas a Google Assistente não fica para trás já estando presente em todos os celulares com Android mais recente e ainda com o Google Home que promete ser uma central de inteligência da casa.

Entram ainda nessa disputa a Bixby da Samsung e de alguma forma a Siri da Apple.

Todas prontas para obedecer seus comandos de voz e loucas para conquistar a sua preferência.

Então da próxima vez que você falar sozinho em casa, não se preocupe se a casa responder para você.

Armindo Ferreira*

Armindo Ferreira*Armindo Ferreira é consultor de novas tecnologias, redes sociais e assuntos ligados a internet – reconhecido como um dos principais profissionais deste segmento. É considerado ainda um dos principais blogueiros de negócios e tecnologias do país e autor do  Blog do Armindo (http://www.blogdoarmindo.com.br)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *