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VOLTA ÀS AULAS? DESCUBRA COMO AJUSTAR A ROTINA DO SEU FILHO

Especialista explica que dormir bem e mudar os hábitos gradativamente podem evitar o estresse da primeira semana escolar

Com o fim das férias, os dias de dormir e acordar mais tarde também se vão. Porém, como fazer as crianças retomarem a rotina escolar? Para os pequenos, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada.

A Consultora do Sono da Duoflex , Renata Federighi, dá algumas dicas para a criançada se adaptar com mais facilidade aos horários de volta às aulas. “Esse é um período de muita ansiedade e os estudantes tendem a dormir mal, o que dificulta no processo de readaptação. Alguns hábitos podem ajudar os pais e os filhos nessa época do ano”, comenta a profissional.

PREZE PELO OTIMISMO

Muitos pais tratam com pesar o fim das férias e chegam a considerar um castigo, o que faz com que os filhos associem esse período como algo ruim. “O ideal é que o assunto seja abordado de forma leve, focando no lado positivo, como o reencontro com os colegas”, sugere Renata.

Outra dica é relembrar bons momentos do ano anterior, como as apresentações e passeios escolares e o que aprenderam no ano letivo. Isso vai aliviar a agitação e fazer com que a criança relaxe e durma mais tranquila.

UM AJUDANTE É BEM-VINDO

Escolher o material escolar, arrumar o uniforme e etiquetar os cadernos. Esses são exemplos de atividades simples que os filhos podem dar aquela mãozinha e de quebra ainda deixá-los mais à vontade com o novo período letivo. “É um momento de ensinamento também, uma vez que estimula o senso de independência e organização”, completa a consultora.

ESTIMULE HÁBITOS SAUDÁVEIS

As regras ficam mais brandas quando a criançada está em casa, inclusive com a alimentação. Para a profissional, o cardápio também deve ser readequado com refeições saudáveis que garantam os níveis de energia e estimulem o bom descanso. “Refrigerantes e doces em excesso devem ser evitados quando se busca uma boa noite de descanso. Opte por refeições leves a noite e evite comer muito perto do horário de deitar. Esses cuidados vão melhorar a qualidade do sono”, explica a profissional.

Além do mais, estimular atividades físicas nessa semana de volta às aulas é uma prática extremamente eficaz, uma vez que elas reduzem os níveis de estresse e melhoram a insônia.

REGULE OS HORÁRIOS COM ANTECEDENCIA

Cinema em plena segunda-feira ou ficar de madrugada jogando videogame já não farão parte dos planos. Para a mudança não ser tão brusca, o ideal é ir acostumando os pequenos à rotina escolar pelo menos uma semana antes. “Ir para a cama mais cedo e delimitar um horário para levantar fará com que o relógio biológico se adapte gradativamente. Essa mudança vai resultar em uma maior disposição ao longo do dia e, quando as aulas voltarem, a criança ou o adolescente estará mais atento e com maior disposição para a aula”, destaca a consultora.

Outra dica da especialista é o cuidado com a postura durante o repouso, sendo a posição lateral a mais indicada. Nesse sentido, o uso de um travesseiro com suporte e altura apropriados ao seu tipo físico e postura escolhida assume fundamental importância. “O travesseiro ideal deve apoiar a cabeça e preencher completamente o espaço existente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço (ele não pode ficar nem inclinado pra cima e nem pra baixo). Para melhor alinhamento da coluna, deve-se usar também um segundo travesseiro entre os joelhos, que devem estar semiflexionados,”, orienta a consultora da Duoflex.