Bem Estar Saúde

Voluntários do Hospital de Clínicas participam de teste da vacina contra a Covid-19

Nesta segunda-feira (18), às 17h, começa a campanha de vacinação contra o coronavírus no Paraná. O anúncio foi feito pelo governador, Ratinho Júnior, após uma reunião de governadores com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. O trabalho até chegar ao momento da imunização contou com muito estudo e dedicação de profissionais da saúde que participaram da pesquisa realizada pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Ao todo, no Brasil, mais de 12.473 profissionais de saúde na linha de frente no combate à pandemia participaram dos estudos de eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19. Desses, uma equipe de 100 profissionais do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR está acompanhando os 1.400 voluntários que participaram do teste da vacina no hospital, que foi um dos centros de pesquisa.

.

A autorização para o uso emergencial das vacinas Coronavac foi dada, por unanimidade, no último domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Segundo o Instituto Butantan, a vacina mostrou 78% a 100% de eficácia nos casos leves, moderados e graves.

Os Amigos do Hospital de Clínicas parabenizam e agradecem aos voluntários e pesquisadores do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR que fazem parte de uma importante conquista pelo combate à Covid-19 e em benefício da vida.

“O dia D da vitória e da vacinação chegou, após decisão autônoma da Anvisa o país começou a imunizar-se contra o coronavírus. Todos os voluntários do Hospital de Clínicas, que se expuseram ao risco da Covid-19, e tomaram a vacina ou placebo na fase 3 do Instituto Butantan, merecem nosso respeito e admiração. Seus nomes devem ficar registrados não só na história do Hospital de Clínicas, mas entre os benfeitores da humanidade”, declarou o assessor institucional dos Amigos do HC, Dr. Gerson Zafalon.