Cultura Educação

Professores lançam curso de filosofia e teatro e oferecem bolsas para estudantes de baixa renda

Projeto, que conta com apoio institucional do Núcleo Educatho, procura mostrar como filosofia e arte estão inseridas no nosso dia a dia. Com foco social, parte do valor das matrículas é revertido para a concessão de bolsas de estudo para jovens estudantes

O Teatro.com.Filosofia, projeto que tem como objetivo mostrar como arte e filosofia podem estar correlacionadas, acaba de lançar o curso Fundamentos da Filosofia Política e suas Aplicações na Arte. O projeto, que conta com o apoio do Núcleo Educatho, instituição de educação com expertise na arte teatral, tem como proposta apresentar como as duas áreas estão inseridas no dia a dia e fazem parte das nossas escolhas e decisões.

Desenvolvido por Lenon Hymalaia, jornalista e professor formado no curso Moral Foundations of Politics pela Yale University e pós-graduado em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e por Juliano Barone, diretor graduado no curso Superior de Teatro da Anhembi-Morumbi e também pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESPSP, o Teatro.com.Filosofia conta com três módulos, que transita do teatro e pensamento filosófico na antiguidade até seus respectivos contextos contemporâneos.  

Com linguagem didática e totalmente ao vivo e on-line (as aulas são transmitidas ao vivo via plataforma zoom), e desenvolvendo uma relação com a política contemporânea mundial, o curso analisa as teorias dos importantes teóricos da história da filosofia e faz uma ligação entre seus principais representantes com o teatro produzido em suas épocas.  

Durante as aulas os docentes apresentarão as ideias de Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Hannah Arendt e Foucault, tratando de temas como igualdade, liberdade, Contrato Social, Estado de Bem Estar Social, a questão da autonomia do cidadão, o Poder do Estado, dentre muitos outros. O objetivo é preparar os interessados para que possam participar com propriedade dos atuais debates políticos existentes em múltiplas plataformas.