Mundo Empresarial

PUCRS oferece programação online e gratuita sobre empreendedorismo

Evento online e gratuito promovido pela PUCRS acontece de 11 a 13 de maio, reunindo grandes nomes do empreendedorismo

O quinto encontro de empreendedorismo Ideação, promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR), acontece entre 11 e 13 de maio. Nesta edição, o tema abordado será a adaptabilidade, baseando-se na figura do camaleão: animal que consegue mudar a sua cor conforme o ambiente, a iluminação e as sensações. No entanto, isso não serve apenas para a camuflagem, mas para defender seu território e atrair parceiros também. O Ideação considera que os empreendedores devem ser como camaleões para que possam se adaptar a um mundo complexo e que precisam “mudar suas cores” para transformar o ambiente em que vivem para si e para os outros.

A programação do evento contará com diversos painéis e workshops que abordarão as competências empreendedoras de diferentes pontos de vista, trazendo convidados do mundo do empreendedorismo. No primeiro dia, a temática é voltada para a importância de ser humano em um mundo complexo e do planejamento sem pressão, trazendo a co-criadora da Contente.vc, Luiza Voll, e uma das idealizadoras do Planejamento Selvagem, Mariana Bandarra.  

“A crescente mediação da vida por meio das telas, especialmente nestes tempos pandêmicos, é cada vez mais desafiador e, por vezes, exaustivo. Para os empreendedores não é diferente. Mas como tornar este planejamento efetivo sem enlouquecer? A discussão e desenvolvimento das competências empreendedoras também propõe autocuidado, resiliência e estratégias para alcançar objetivos e planejar o futuro”, comenta a professora Ana Cecília Nunes, coordenadora acadêmica do IDEAR e responsável pelo planejamento desta edição do evento. 

No segundo dia, as discussões seguem, abordando a criação de negócios a partir de mídias sociais. Entre os convidados estão a empreendedora Paola Parmigiani, que falará sobre a necessidade como combustível para empreender. A inspiração será a história de Karine dos Santos Oliveira, que foi da favela para a capa da Forbes a partir de seu negócio denominado Wakanda Educação Empreendedora. 

O terceiro dia é voltado a discussão da educação empreendedora no Ensino Superior, com professores convidados de Portugal: Joaquim Escola e Jacinto Jardim. O debate será mediado pela professora Naira Libermann, coordenadora do IDEAR.  

Para participar e garantir certificados de participação nas atividades, que são válidas como horas complementares, é necessário se inscrever e fazer check-in online até 11/05. O evento é gratuito e aberto a comunidade. Mais informações sobre os painéis e workshops podem ser conferidos no site do evento.  

Programação 

11/5 
  • 10h às 12h30: Workshop – Empreendedorismo e mídias sociais: Brand personas e estratégias para impulsionar negócios.
    Ministrante: professora Ana Cecília B. Nunes. 
  • 19h30min às 20h30: Painel – A importância de ser humano: vida empreendedora digital consciente e planejamento sem pressão.
    Mediação: Ana Cecília B. Nunes.
    Painelistas:  Mariana Bandarra,co- criadora do podcast Talvez Seja Isso e da metodologia Planejamento Selvagem, Luiza Voll, co-criadora da Contente e da #ainternetqueagentequer. 
12/5 
  • 12h às 16h30: Workshop – Autoconhecimento – destravando meu propósito na carreira empreendedora.
    Ministrante: professora Gabriela Kurtz 
  • 18h15 às 19h: Painel – Como começar o seu negócio do zero utilizando mídias sociais.
    Mediação: professor Vicente Zanella.
    Painelista: Paola Parmigiani, fundadora da Cocodensado, Juro de dedinho e da Empawer, empreendimentos de sucesso, atua também na área de mentorias, consultorias e cursos de Instagram para marcas.
  • 19h30 às 20h30: Painel – A necessidade como combustível para empreender: da Favela a capa da Forbes.
    Mediação: Profa.Gabriela Kurtz
    Painelista: Karine dos Santos Oliveira – 27 anos, apaixonada por empreendedorismo e comunidades periféricas.  Há dois anos fundou a Wakanda Educação Empreendedora, uma empresa que traduz conteúdos do empreendedorismo tradicional utilizando a linguagem informal e regional como tecnologia, 
13/5 
  • 13h às 15h: Workshop – Os desafios da educação empreendedora em um mudo complexo
    Workshop exclusivo para docentes.
  • 17h às 18h: Painel – Educação Empreendedora: os desafios e oportunidades do Empreendedorismo no Ensino Superior.
    Mediação: professora Naira Libermann.
    Painelistas: Joaquim José Jacinto Escola, professor pesquisador na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD e Jacinto Jardim, Diretor do  – Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (GabEEC).