Mundo Empresarial

Sebrae/PR e Prefeitura de Curitiba realizam Mutirão do MEI no dia 12 de maio

Evento terá capacitações, consultorias e atendimentos com órgãos especializados para tirar dúvidas dos donos de micro e pequenos negócios

O Sebrae/PR e a Prefeitura de Curitiba, pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, realizam na próxima quarta-feira (12), das 09 às 18 horas, o Mutirão do MEI 2021, que vai promover capacitações, consultorias e atendimentos para microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas de forma 100% gratuita e online.

Ao longo de todo o dia, o público terá acesso a palestras de especialistas, consultores do Sebrae/PR e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação sobre neuromarketing, resiliência empresarial, retomada econômica, compras públicas, e-commerce e vendas online, fundo de aval e crédito e sobre a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). Confira a programação completa abaixo.

“O Mutirão do MEI é um evento destinado a todos os empreendedores que desejam se capacitar em relação aos negócios, conhecer particularidades relacionadas a aspectos operacionais e tributários, além de conhecer novas possibilidades de negócios e de expansão no mercado mesmo em meio à pandemia. Durante todo o evento, esse empresário também poderá tirar todas as dúvidas sobre seu negócio e sair de lá mais preparado”, explica o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend.

Na plataforma online, os empreendedores também poderão realizar consultorias com especialistas do Sebrae/PR e conversar de maneira virtual sobre os diversos aspectos de seus negócios com representantes dos Espaços Empreendedor, Secretarias de Finanças, Urbanismo, Saúde (vigilância sanitária) e Administração e Planejamento, Receita Estadual, INSS e Corpo de Bombeiros, instituições financeiras que oferecem crédito e empresas que oferecem soluções de gestão para donos de micro e pequenas empresas.

De acordo com Letícia Justus, coordenadora dos Espaços Empreendedor da Prefeitura e responsável pela organização do evento, toda a programação on-line do Mutirão MEI foi pensada para orientar os empreendedores em relação a dúvidas como formalização de empresas, acesso a crédito, marketing digital e vendas pela internet. “A Prefeitura de Curitiba e o Sebrae/PR apoiam os empreendedores da capital, que estão enfrentando muitas dificuldades neste momento de distanciamento e isolamento social”, acrescenta.

Para saber mais detalhes e realizar inscrições acesse o link.

Perfil do MEI em Curitiba

Atualmente, Curitiba é a cidade paranaense com o maior número de MEI, com 160.289 no total. Desses, 53% são homens e 47% são mulheres. Ao todo, 57% são do setor de serviços, 22% são da área de comércio, 12% de indústria, 8% do setor de construção e 1% da agropecuária. A idade média dos MEIs na capital paranaense é de 3 anos.

O ano de 2020, foi o de maior crescimento na quantidade de microempreendedores individuais na cidade. O saldo positivo no ano passado foi de 32.819 novos MEIs, um crescimento de 24,41% em relação a 2019, quando 26.379 novos MEIs foram criados. O crescimento também foi o maior dos últimos dez anos.

Programação

09h – Abertura oficial do evento com representantes da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae e parceiros

09h30 – Live “Neuromarketing aplicado a vendas físicas e digitais”, com o consultor de marketing e vendas Fabio Kalil

10h30 – Informações sobre fundo de aval de Curitiba e orientações sobre crédito com a presença de representantes de instituições financeiras

13h – Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)

14h – Seminário “Procrastinação e autosabotagem: como evitar e alcançar suas metas” – com as consultoras do Sebrae/PR, Maria Angela Kafrouni e Maria Lucia Scarpini

16h – Live “Como vender para a Prefeitura de Curitiba”

17h – Live “Saiba como economizar no envio para seus clientes” e dicas de ecommerce