Mundo Empresarial

Startup paranaense promete melhorar a produtividade do brasileiro

Com mentorias e ações interativas, aplicativo ajuda a melhorar a gestão do tempo e a performance pessoal

A produtividade é um desafio para qualquer profissional. Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, de 1981 a 2018, indicou que a renda per capita do País cresceu 0,9%, enquanto a produtividade avançou apenas 0,4%. Além disso, segundo o Relatório de Trabalho Empresarial dos EUA, Workfront, estima-se que em uma jornada média de 8 horas por dia, de segunda a sexta, apenas 39% seja produtiva.

Os motivos que levam a improdutividade são os mais diversos como distrações pessoais, procrastinação, ansiedade e até sobrecarga. Nesse sentido, observando o cenário e compreendendo que empresários e líderes precisam de um direcionamento para conduzir melhor suas equipes, nasceu a Unimble, startup de Cascavel, oeste do Paraná, focada na produtividade no trabalho.

“Buscamos entender por que as pessoas não se julgavam produtivas no dia a dia e, com isso, compreender necessidades. Nossos resultados apontaram que a maioria das pessoas reclamava de perder o foco. Decidimos, então, dedicar a nossa atenção a esse problema e ajudar pessoas a lidar com isso, atuando desde a equipe técnica até o próprio dono de um negócio”, indica o CEO da Unimble, Adriano Spanhol.

Para que isso aconteça, a startup desenvolve o trabalho por meio de duas frentes: mentorias individuais e treinamentos periódicos. Mensalmente, são abertas turmas em que a startup treina os participantes para organizarem hábitos, gerindo melhor o tempo e, por consequência, tendo mais foco nas tarefas. Depois, os treinamentos poderão ser feitos via aplicativo, que por meio de estratégias interativas, incentiva o participante a cumprir metas para alcançar a melhoria na produtividade.

“Nosso principal objetivo é ajudar as pessoas. Vemos que a maioria lota seu tempo com coisas que não encaminham aos resultados. Uma vez que entendemos e validamos o método, criamos um processo de mentoria e treinamento, expandindo, posteriormente, para o aplicativo que incentivará a aplicação das técnicas de forma diária, organizando prioridades e ajudando na manutenção do hábito de ser focado para alcançar objetivos”, explica o CEO.

Hoje, a startup conta com 20 empresas cadastradas, está encaminhando a abertura da 16ª turma de mentoria e tem mais de 1,8 mil usuários no aplicativo. Números que, segundo o consultor do Sebrae/PR, Gabriel Caus, refletem a importância da solução oferecida.

“No começo, a Unimble veio até o Sebrae com objetivos similares, mas públicos-alvo inespecíficos. Com o nosso apoio foi sendo moldada até chegar ao patamar em que está hoje. Eles oferecem uma solução que muitas empresas precisam e, se continuarem expandindo de forma estruturada, poderão fazer a diferença no aumento da produtividade do trabalhador brasileiro”, aposta Caus.

Em abril de 2019, a startup foi selecionada para o programa de aceleração do InovAtiva Brasil, programa nacional para ajudar startups a expandirem, e em julho do mesmo ano, foram aprovados na aceleração da Overdrives para receber aporte de R$100 mil e acelerar o processo em Recife. Agora, o foco é estruturar ainda mais os processos para dar escalabilidade ao negócio e, para isso, pequenas, médias e grandes empresas estão sendo atendidas por todo o Brasil.

Conteúdo gratuito

“Nossa meta principal é consolidar o processo comercial e expandir a equipe de atendimento, criando uma máquina de expansão. Para bater o faturamento do ano passado, precisamos crescer em torno de 6 vezes e até o final do ano. Queremos que pelo menos 30% da renda venha do aplicativo para podermos aumentar a lucratividade desse canal nos próximos anos”, revela Spanhol.

Para isso, a startup já abriu as inscrições para a nova turma de mentorias e disponibilizou conteúdos gratuitos em formato de ebooks sobre produtividade e foco. No aplicativo, as pessoas são guiadas a definir objetivos para priorizar o tempo para o que é realmente relevante, podendo ter apoio de equipe especializada caso esteja em um dia caótico. Além disso, no site da startup, também é possível ter acesso gratuito a três grupos no WhatsApp: um sobre concentração, outro sobre produtividade e, por fim, um sobre como é possível evitar a procrastinação.